D |
iversas situações de nossas vidas podem nos tornar mais sensíveis ao mundo espiritual, e nesse momento os ensinamentos de Jesus podem também tornar-se para nós um caminho de alívio, consolo, e de salvação de nossos tormentos. Pode ser que quando a necessidade bater em nossa porta que então ganhará um sentido mais profundo em nossa vida o crer e amar ensinados por Jesus.
Por isso, entendemos através do evangelho, que a fé e a caridade são condição essencial àqueles que buscavam alcançar através do Cristo o consolo e a libertação de suas dores e sofrimentos. E no tempo de Jesus os doentes, os possessos, e os homens de má conduta que tiveram um encontro com Jesus, ouviram as suas palavras e viram seus gestos de amor, foram transformados por ele. Crer e amar, portanto, a partir de um encontro com Jesus Cristo, ganhou um sentido diferente para os excluídos, ou seja, para os condenados ao isolamento na sociedade, porque em Jesus encontraram esperança e caridade verdadeiras.
É preciso atentar, entretanto, que uma transformação autêntica acontece primeiramente em um nível pessoal. Daí a importância de uma iniciativa onde se reconheça aquilo que precisa ser mudado em nossa vida pelo mestre.
Saindo de Jericó, Jesus encontra Bartimeu, e atendendo a sua súplica, pergunta: Que queres que eu te faça? Bartimeu, por sua vez, reconhecendo a sua maior necessidade responde: Que eu veja! Curado da cegueira, Jesus diz a Bartimeu: Vai a tua fé te salvou. Ainda no mesmo texto, após ser curado, Bartimeu começa a seguir Jesus pelo caminho. (Mc 10, 46 – 52)
Então cabe uma pergunta nesse momento. Será que temos fé para transformar a nossa vida? Ou será que a fé que temos só vai até quando tudo vai bem?
Atualmente as mazelas de nossa vida, os nossos tormentos, e os nossos defeitos podem contribuir enormemente para que sejamos incompreendidos e excluídos do convívio familiar e social. As dores de nossa alma, e as enfermidades do nosso corpo, podem minar a nossa fé dia após dia e nos fazer duvidar do amor de Deus para conosco.
A nossa busca por uma vida melhor através dos ensinamentos de Jesus deve ser, portanto, um encontro com ele de tal maneira que a fé em Deus que existe em nós seja fortalecida, mesmo diante de grandes dificuldades, para que sejamos salvos pela nossa fé. A pergunta que Jesus fez a Bartimeu O que queres que eu te faça? Não deve nos pegar de surpresa, mas termos em mente desde hoje a nossa maior necessidade. E, tal como aconteceu a Bartimeu, após esse encontro com Jesus nós possamos, curados, seguir Jesus nos seus caminhos.
Centro de Estudos e Orações Espíritas Virtual Anjos da Luz